quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resposta Doutra Sombra é a poesia vencedora do 21° Concurso de poesia Augusto dos Anjos



Na noite desta quarta-feira, 14, foram premiados os melhores poemas participantes da 21ª edição do Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a ALLA – Academia Leopoldinense de Letras e Artes - e com o Museu Espaço dos Anjos. Durante a solenidade, os dez poemas finalistas foram declamados e, após uma reunião dos membros da ALLA, responsáveis pelo julgamento das poesias, foi anunciada o nome da vencedora. Neste ano, o poema vencedor foi Resposta doutra sombra, do poeta radicado na cidade de Crato, no Ceará, Nijair Araújo Pinto.

Nesta edição, com um número recorde de inscritos, 738 no total, a disputa ficou muito acirrada e premiou com justiça um belo trabalho feito por um artista, afirmou a Secretária de Cultura, Rosângela Lima. Em segundo lugar, ficou a poesia Sonetaugusto, de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, de Arcoverde, em Pernambuco, e em terceiro lugar, o poema Rosas de Ferro, da poeta Amélia Marcianila Raposo da Luz, moradora de Pirapetinga e que fez questão de declamar pessoalmente sua poesia. O concurso premia também o melhor intérprete que nesta edição ficou com o músico e compósito Fabrício Manca.

Fabrício Manca foi escolhido com melhor intérprete
O prefeito Bené Guedes saudou a todos os presentes, leitores e amantes da poesia e disse estar muito orgulhoso com a gestão cultural que deixa para o município, permitindo à cidade viver intensamente uma semana inteira cheia de poesia e apresentações teatrais e musicais com a Semana Augustiniana. A programação de hoje, 15, contará com uma fala do poeta Eucanaã Ferraz sobre a influência da poesia de Augusto dos Anjos na obra de Vinícius de Moraes, em seguida, uma palestra com Nailor Marques Júnior sobre A leitura como fonte de prazer e encerrando a noite uma interação com a plateia com o poeta e ator Eduardo Tornaghi e sua Pelada Poética, quando todos os presentes podem também declamar seus versos e de outros autores.

Todas as atividades do Concurso de Poesia estão acontecendo no Salão Mário Heleno Torres de Almeida em virtude das chuvas dessa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário