sábado, 5 de maio de 2012

Leopoldina está entre as cidades pioneiras do Consórcio Intermunicipal de Cultura


Na última sexta-feira, 04, foi realizado o IV Fórum de Cultura de Muriaé e Região, no Teatro Zaccaria Marques, com organização da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé, a Fundarte.

No encontro, estiveram presentes a Secretária de Estado da Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, o Secretário de Estado de Esportes e Juventude, Bráulio Braz, a Superintendente de Interiorização da  Secretaria de Estado da Cultura, Fátima Trópia,  a representante do Ministério da Cultura (MinC), Cesária Macedo, o represente do Sebrae,  Agmar Campos, a representante da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Mônica Botelho e o representante do Instituto Fábrica de Futuro, Cesar Piva, os prefeitos e secretários da região, entre eles, o Prefeito Bené Guedes e a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer de Leopoldina, Rosângela Lima. 

Na oportunidade, foi lançado o Consórcio Intermunicipal de Cultura da região, que tem como objetivo o fortalecimento da cultura em cada uma das cidades participantes. A Secretária de Cultura do Estado afirmou que o projeto inaugurado pelas cidades da região será usado como modelo para os 853 municípios de Minas Gerais e é uma proposta pioneira e de grande potencial para fomentar nas cidades participantes a economia criativa, que nada mais é que gerar renda a partir das ações culturais propostas pelos municípios.
Bené Guedes saudou com alegria a assinatura do contrato e elogiou o audacioso plano de negócios para a economia de Leopoldina e municípios da região. “Com a assinatura deste contrato, Leopoldina tem a chance de capacitar profissionais aptos a trabalharem diretamente ou indiretamente com a Cultura. Além de propiciar mais receita para a cidade, todos ganham, pois a Cultura é uma forma de libertar o ser humano para ser livre, pensar e agir de maneira própria.” 
Rosângela Lima, Bené Gudes, Bráulio Braz, Secretário Estadual de Esporte e da Juventude, Mônica Botelho, da Fundação Ormeo, e Newton Dutra, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cataguases.

Cesar Piva, representante da Fábrica do Futuro, elogiou o que ele chamou de mulheres que fazem a Cultura acontecer na região: Gilca Napier, presidente da Fundarte, Fátima Trópia, Superintendente de Interiorização da  Secretaria de Estado da Cultura, Mônica Botelho, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, e Rosângela Lima, Secretária de Cultura, Esporte, Lazer de Leopoldina, que segundo ele, o procurou num encontro em Brasília para que Leopoldina não ficasse de fora desse salto que a Cultura terá na Zona da Mata.

“Estou muito feliz com as palavras do Cesar, mas o mais significativo para Leopoldina é estar nesse projeto pioneiríssimo e que, em breve, começará a dar os primeiros resultados. Ações culturais não dão retornos imediatos, mas são eternos e constroem um cidadão mais consciente e capaz de refletir sobre sua posição na sociedade e é a maneira mais eficaz e segura de ascensão social.” Finalizou Rosângela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário